Língua Portuguesa sem dificuldade
Para Estudantes, professores, profissionais de comunicação e outras pessoas cuja actividade se relaciona com o processo de formação de crianças, jovens ou adultos, Criado pela necessidade de esclarecer dúvidas e ajudar no estudo das obras exploradas nas aulas
terça-feira, setembro 26, 2006
Renscimento em Portugal
Os Descobrimentos portugueses trouxeram para o nosso país a mudança de mentalidades, pela descoberta de novas terras, novos povos e, consequentemente, novas formas de pensar. Apesar de ter chegado tardiamente a Portugal, já desde o século XV que os reis (desde D. Afonso V) esforçavam-se em contratar humanistas estrangeiros.

Porém, embora o Renascimento tenha conseguido ganhar terreno no nosso país, cedo entrou em decadência. Os nobres deixam de acreditar ser possível manter o Império do Oriente e viram-se para o Norte de África, em combate aos mouros. A par de tudo isto, a Inquisição e o seu domínio fazia como que um retrocesso à Idade das Trevas (Idade Média), e muitos humanistas portugueses não escaparam às suas garras.

Arquitectura

O estilo renascentista não chegou ao seu estado puro em Portugal. O gótico nunca deixou de estar presente, tendo estado na origem do estilo manuelino, patente no Mosteiro dos Jerónimos. O estilo manuelino é "uma espécie de modernização renscentista do gótico, sobressaindo a decoração de inspiração marítima e ultramarina". Só já no reinado de D.Joao III, foram constridos alguns edificios de cariz renascentista:
  • Igreja de Nª Srª da Graça - Évora
  • Misericórdia - Beja
  • Sé - Miranda do Douro, Leiria e Portalegre
  • Um dos claustros do Convento de Cristo - Tomar
Pintura

Influência renascentista é mais flamenga que italiana. Começou a sentir-se no nosso país com:
  • Nuno Gonçalves (séc.XV)
  • Oficinas de Lisboa, Coimbra e Viseu (séc XVI), com especial destaque para o pintor Grão Vasco.
Mecenato

D. João III foi um mecenas do século XVI. Apoiou as artes e renovou a universidade. Estudantes bolseiros, apoiados pelo monarca mecenas, foram enviados para universidades europeias. Alguns humanistas portugueses viajaram pela europa, trazendo as ideias humanistas para Portugal. Tudo isto contribuiu para a abertura de mentalidades.

A língua

É nesta época renascentista que surge a primeira gramática. Como sabemos, as influências eram da antiguidade clássica, sendo trazidos até nós autores clássicos como Vergílio ou Homero. A literatura traz à lingua portuguesa inumeros neologismos com influência do latim - latinismos -, enriquecendo-a.

A ciência

Os Descobrimentos contribuiram, igualmente para o desenvolvimento científico, ao nível:
  • da matemática, com Pedro Nunes
  • da astronomia
  • da geografia
  • da botânica com Garcia da Horta
posted by Maria João Almeida @ 3:50 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Maria João Almeida
Home:
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Duis ligula lorem, consequat eget, tristique nec, auctor quis, purus. Vivamus ut sem. Fusce aliquam nunc vitae purus.

Links
Powered by

BLOGGER