Língua Portuguesa sem dificuldade
Para Estudantes, professores, profissionais de comunicação e outras pessoas cuja actividade se relaciona com o processo de formação de crianças, jovens ou adultos, Criado pela necessidade de esclarecer dúvidas e ajudar no estudo das obras exploradas nas aulas
quarta-feira, outubro 25, 2006
Herói ou heróis?
Ao longo do poema, não encontramos o retrato de um herói concreto, mas sim um modelo de heroísmo.
  • O herói central do poema é o povo português. É, portanto, um herói colectivo. Aqueles que não serão esquecidos, mas que se imortalizaram em actos heróicos. Ao longo de todo o poema, vai ser contada a História de Portugal, servindo-se da viagem de Vasco da Gama até a Índia.
  • Vasco da Gama: herói sem força, uma vez que depende das decisões dos deuses. Estes usam a sua capacidade de intervenção quando esta é necessária.
  • Nun'Álvares Pereira: é enaltecido por Camões. As palavras de Nun'Álvares têm força expressiva, impelindo os ouvintes a sair do estado de medo e a colocarem-se em movimento atacante (c.IV, estr.21). O poder expressivo da personificação e adjectivação de medo é notório, bem como o contraste entre o estado paralizante em que deixa as pessoas e a vida movimentada e jubilante da coragem "reassumida"*1
  • O poeta coloca relevo na posição traidora dos irmãos de Nun'Alvares, que lutam por Castela e vinca o patriotismo de D. Nuno.(c.IV estr.32-34)
  • D. Nuno é comparado a Átila. Camões atribui-lhe uma caracterização de herói.
  • D. João I é referenciado como "protector e responsável de todos os portugueses"*2. (c.IV, estr.36)
  • D. João é igualmente elogiado pelo seu papel como comandante-geral.


*1 - BENEDITO, Silvério, Para uma leitura de Os Lusíadas de Luís de Camões.
posted by Maria João Almeida @ 9:12 da tarde  
1 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Maria João Almeida
Home:
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Duis ligula lorem, consequat eget, tristique nec, auctor quis, purus. Vivamus ut sem. Fusce aliquam nunc vitae purus.

Links
Powered by

BLOGGER